GESTÃO DO LAR
- Amandha Restrepo
- 2 de dez.
- 5 min de leitura
Atualizado: 3 de dez.
Você é uma dona de casa!
Após décadas de lutas para a conquista dos direitos femininos, essa frase pode soar machista e até ofender a muitas mulheres. Mas a verdade é que Deus te deu uma casa e você tem o privilégio de governá-la da maneira que bem entender. Ser uma dona-de-casa significa ter um lar pra chamar de seu com suas regras, seu gosto, que reflita quem você é. E isso é maravilhoso!
A palavra de Deus constantemente nos fala sobre a nossa responsabilidade para com o que Deus tem nos dado, sobre a administração de tudo o que temos. Mas há um aspecto que devemos entender mais a fundo: estamos em treinamento para algo maior.
“E eu confio a vocês um reino, assim como o meu Pai confiou a mim, para que comam e bebam à minha mesa no meu Reino; e vocês se assentarão em tronos para julgar as doze tribos de Israel.”
(Lucas 22:29,30)
Essa passagem é direcionada aos discípulos de Cristo, mas podemos entender a partir dela que existe um reino (na Terra) que nos prepara para o Reino que há de vir. Como seres eternos, nossa jornada aqui é uma ínfima parte do que temos para viver ainda, porém ela nos prepara para poder entrar em um Reino onde há um nível de excelência inimaginável.
Estamos construindo nosso “curriculum” para participar desse Reino aqui na Terra: caráter, disciplina, domínio-próprio, postura, sabedoria, empatia. Por essa razão, Jesus fala que quem mais serve é maior no Reino: é quem aprende o que deve ser feito e como ser feito que estará capacitado a comandar grandes coisas.
“E eu confio a vocês um reino (...)” : Cada um de nós tem uma porção do reino, a qual devemos administrar conforme o que nos foi dado. Nosso primeiro ministério, ou reino, é a nossa casa. É lá que somos capacitados a crescer e provar que estamos prontas para receber mais.
PRINCIPIOS PARA UMA BOA GESTÃO DO LAR
1. LEVE A SÉRIO A ADMINISTRAÇÃO DO LAR
Uma casa é como uma empresa: temos um orçamento, necessidades a serem priorizadas, tarefas a serem cumpridas, funcionárias a serem geridas, manutenções a serem feitas. Todo esse trabalho precisa ser feito ou delegado por alguém. Nenhuma empresa de sucesso funciona no automático e as vezes esperamos que só porque criamos algumas planilhas de organização doméstica as coisas irão fluir, mas não funciona assim. A administração requer tempo, presença, atenção e dedicação.
“[...] Deus utiliza a administração do lar como um treinamento para nossa atuação de utilidade na igreja (ou profissão). A maneira como mantemos nossa boa relação pessoal com Deus, a maneira devotada com que amamos nosso marido e nossos filhos e quão efetivamente administramos a casa indicam quão bem administraríamos um ministério (ou qualquer empreendimento). É verdade que o que somos em casa é o que realmente somos!”
2. HONRE O QUE VOCÊ TEM VIVENDO DE ACORDO COM SUA REALIDADE
Deus te deu algo precioso para administrar, sendo pouco ou muito, devemos viver de acordo com o que nos foi dado. Muitos casamentos entram em crise por causa da má administração dos recursos financeiros e pela falta de cuidado em administrar o que a família tem. A pressão para ter o carro do ano, fazer as viagens da moda, comprar mais roupas e acessórios que você não precisa, pode nos levar a um consumo inconsciente que vira uma bola de neve.
Avalie a forma que você e sua família tem gastado seus recursos, faça um planejamento financeiro, trace metas e objetivos e honre a Deus pela boa administração do que Ele tem te dado.
“Poupança e frugalidade – que equivalem a conservação e à eficiência nas finanças – são as variáveis da equação monetária que mais estão sob o seu controle, e cuja garantia de serem tão eficazes no futuro quanto são hoje é 100%” – A Psicologia Financeira, Morgan Housel.
3. ESTEJA MAIS FREQUENTEMENTE EM CASA
Um dos maiores desafios nos dias de hoje é ocupar-se em casa. A busca pela produtividade em tempo integral, lazer, entretenimento e compromissos sociais nos tiram do centro de onde nosso coração deveria estar: no lar. Só podemos construir um lar que seja um pedacinho do céu se tivermos vontade de ficar lá.
Priorizar a família significa estar em casa para criar um ambiente agradável, alegre, amoroso, positivo e construtivo. Escolha um dia da semana para sair e fazer tarefas fora de casa (ex.: mercado, lavanderia, shopping, etc.) e evite marcar compromissos quando seu marido estiver em casa.
“Para começar, quando estou em casa, estou gastando menos dinheiro. Estou também ingerindo menos calorias e economizando o tempo que levaria para ir a algum lugar de carro. E a última vantagem tem sido a sensação de bem-estar que eu tenho experimentado. Posso ver que tudo está bem em casa, tudo está sob controle. Esta realidade inestimável aconteceu simplesmente porque escolhi passar um pouco mais de tempo em casa.” Uma Mulher Segundo o Coração de Deus, Elizabeth George.
4. LIVRE-SE DAS COISAS QUE NÃO SÃO ESSENCIAIS
Manter uma casa organizada e ter eficiência no uso dos recursos significa também se desfazer das coisas que não são essenciais e das quais você não precisa mais. Pense nas roupas que você não usa e que podem ajudar outras pessoas, mas também lembre-se do couscous marroquino que você comprou pra fazer uma receita há 2 anos e que está ocupando espaço na sua despensa sem necessidade.
Ao nos livrarmos das coisas que não precisamos, temos maior consciência das coisas que temos e aprendemos a dar valor e cuidar melhor de nossos bens. Excessos de roupas, alimentos, brinquedos, utensílios e outros acabam por fazer com que consumamos mais, muitas vezes por nem mesmo saber que já tínhamos o que necessitávamos.
5. CRIE ROTINAS DE LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO
Já falamos sobre os benefícios de se ter uma rotina para poupar energia e ganhar eficiência para não sermos pegas desprevenidas em situações difíceis. Igualmente, ter rotinas de limpeza e organização evitam o acúmulo de tarefas a fazer e cria um ambiente de paz e tranquilidade. E como toda rotina, o que é feito sempre torna-se um hábito, que acaba sendo executado com o mínimo de esforço possível (como escovar os dentes).
Mesmo para que tem funcionária, determinar quais são os “ritmos” da sua casa é crucial para que seu lar tenha o jeitinho da sua família, e não do que outras pessoas querem. Não se esqueça: a maneira que cuidamos de nossa casa nos capacita para sermos igualmente disciplinados em outras áreas da vida: negócios, carreira, disciplina pessoal, entre outros.





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