top of page

Saindo da Sua Zona de Conforto

Atualizado: 13 de nov.




Então o SENHOR disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os

povos da terra serão abençoados"


Partiu Abrão, como lhe ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Levou sua mulher Sarai, seu sobrinho Ló, todos os bens que haviam acumulado e os seus servos, comprados em Harã; partiram para a terra de Canaã e lá chegaram. Genesis 12:1-5


A primeira ordenança de Deus para Abrão é “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.” Sair e deixar sua zona de conforto e tudo o que você conhece é estar disposto a escrever uma nova história, independente do quão desafiador possa ser.


Esse também é o primeiro desafio do casamento: deixar ir as coisas que nos tornarmos quem somos para nos tornarmos uma pessoa nova através de uma aliança que ainda não temos nenhuma garantia que será bom para nós, em um ato de fé e amor. Deus institui o casamento dessa maneira porque Ele queria que aprendêssemos como nos relacionar com Ele: o compromisso com uma aliança, a fé em uma promessa que não se pode ver, o amor incondicional e um processo de transformação durante toda uma vida.


O casamento é sem dúvida um chamado para sairmos da nossa Zona de Conforto: conforme amadurecemos e mudamos, nosso parceiro também muda, nossa família muda, encaramos novos desafios e somos constantemente exigidas em áreas diversas da nossa vida. Assim como Abrão, somos chamadas a deixar nossa zona de conforto e embarcarmos em uma promessa de algo extraordinário, porém que não temos certeza e que leva uma grande jornada para alcançar.


Níveis de Zona de Conforto


Existem 4 níveis para sairmos da Zona de Conforto e alcançarmos a Zona de Crescimento. Talvez você se pergunte “por que deveria buscar a zona de crescimento se estou bem aqui?”, mas já te adianto que Deus te criou para ter uma vida extraordinária e sair da mediocridade. Ele é o Deus todo-poderoso que nos criou a Sua imagem e semelhança e esse potencial já está dentro de nós.


1. Zona de conforto: é onde você só está disposto a realizar atividades que não causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. Aqui você tem um desempenho constante, porém limitado.


2. Zona de medo: o maior desafio é abandonar a sensação de segurança e encarar o medo do desconhecido. A falta de autoconfiança e a necessidade de agradar as outras pessoas são obstáculos para serem superados.


3. Zona de aprendizado: fazer coisas diferentes e lidar com os novos desafios de forma positiva são características dessa fase. Você tem consciência sobre sua zona de conforto e sente que é capaz de ir além.


4. Zona de crescimento: aqui é onde você começa a conquistar seus objetivos e passa a se empenhar para traçar novas metas. Encontrar um propósito de vida é a chave para manter o entusiasmo e continuar essa jornada.


Deus quer falar com você. Deus quer um relacionamento próximo, não de longe, quer transformá-la e amá-la todos os dias. A Bíblia diz que se nos achegarmos a Ele, Ele se achegará a nós, mas isso envolve sair do nosso cantinho de inércia e dar os primeiros passos. Da mesma forma que casamento é uma dança, onde encontramos o ritmo da vida a dois, um relacionamento com Ele é um romance que requer paixão e dedicação.


Em seu livro, Celebração da Disciplina, Richard Foster diz “A graça de Deus é imerecida, e não se pode merecê-la, mas, se em algum momento tivermos expectativas de crescer na graça, precisamos pagar o preço de um curso de ação conscientemente escolhido que envolva a vida individual e a comunitária.”


Só para de crescer e se transformar quem já morreu. Enquanto estivermos na Terra, Deus quer que nos tornemos melhores que já fomos no dia de ontem, mas para tanto devemos buscar esse crescimento.


• Quais são seus objetivos de crescimento espiritual?

• Como tem sido a sua jornada até aqui?

• O que te torna mais forte para vencer os desafios do dia-a-dia?

• Quem te acompanha nessa jornada?

• Você tem inspirado outros a se achegarem a Deus ou a se afastarem dEle?

• Quais disciplinas espirituais você pratica e com qual frequência?


O extraordinário só acontece fora da sua zona de conforto. Mulheres fortes são, acima de tudo, aquelas que reconhecem suas fraquezas e sabem lidar com elas, as que passaram pelo fogo e saíram mais purificadas do que quando entraram na fornalha. Seu maior ministério será onde foi sua maior dor, por isso acredite no processo que Deus colocou em sua vida para que um dia outras vidas sejam transformadas pelo seu testemunho.


Abraão foi o maior nome da história de Deus na Terra, o patriarca, o homem que Deus usou para estabelecer a aliança que nos restauraria para perto dEle. Porém foi também um homem que enfrentou um caminho dificílimo, cheio de incertezas e provações, extremamente longo e duro. Acima de tudo, ele escolheu enfrentar os desafios, sair da sua zona de conforto e ouvir a voz de Deus. Quanto maior o desafio, maior a honra e a glória, e que esta seja para Ele.


Close-up view of a neatly organized living room with minimal decor
Sala de estar organizada e acolhedora com decoração minimalista


 
 
 

Comentários


bottom of page